O Instituto 3 Vermelho, Fundado no dia 12 de Janeiro de 1998, é uma organização não governamental sem fins lucrativos e de natureza Cultural, situado na cidade de Florianópolis-SC. Que tem como missão: Atuar com intento, das mais diversas formas e modos, nos distintos processos, humanos, sociais, políticos, naturais, ambientais, artísticos e culturais, sendo elo de ligação entre os mecanismos, a sociedade e o indivíduo. Cooperando como ferramenta para o crescimento, evolução e aprimoramento natural – humano - social, levando em consideração, ação natural, questões de gênero e raça, consciência, independência, autonomia, protagonismo e empoderamento.
Capoeira Angola - Realiza atividades voltadas para a promoção da Cultura Popular e da Capoeira Angola em todas as suas dimensões, atendendo crianças, jovens e adultos com as pratica de movimento corporal, musicalidade e ludicidade a muitas comunidades da ilha de Santa Catarina.
Cineclubismo, Cinema e Educação – Realiza atividades regulares com a exibição cineclubista em diferentes formatos e linguagens como as sessões de cineclube em salas de cinema, capacitações de professores da rede publica de ensino com o cineclubismo, exibições ao ar livre de cinema, exibições em comunidades ribeirinhas, encontros e fóruns sobre o tema entre outros.
Contemplado com o Edital Chamamento Publico do Fundo Nacional da Cultura /MinC realizou os projetos:
7 Criativo, conveio com a Fundação Cultural Palmares / Ministério da Cultura, qual teve como objeto, Capacitar, Promover e Divulgar ações práticas em espaços públicos da grande Florianópolis e região por meio de oficinas de carga horária variada mínima de 40 horas ao longo dos anos em módulos de 3 e 4 meses: 1. Atividades práticas de Capoeira Angola; 2. Apresentações artísticas, de dança de matrizes africana do grupo Abayoni; 3. Realizar oficinas de Boi de Mamão, desde a concepção até a apresentação pública; 4. Produzir e Realizar capacitações para a Produção Audiovisual, “Escola Livre de Cinema”; 5. Capacitar 7 escolas em oficinas, para a exibição Audiovisual (Cineclubismo), em 5 cidades de Santa Catarina, Florianópolis, Garopaba, Paulo Lopes, Imbituba e Tijuca; 6. Capacitar grupos nas técnicas de tecelagem manual, voltados para geração de trabalho e renda; 7. Fomentar a manutenção da produção artesanal da renda de Bilro através de oficinas
Terra a Vista, Convenio com s Secretaria do Audiovisual-SAV/ Ministério a Cultura-MinC que consistiu em Levar a cultura cinematográfica até pequenas comunidades isoladas do litoral e ribeirinhas, com dificuldade de acesso por terra, sendo realizado o acesso a esses locais de barco a vela, possibilitando alcançar lugares mais distantes e isolados. Priorizando o audiovisual brasileiro, 70% nacional e 30% latino americanos e outros, a partir da troca de conhecimentos e do resgate do cotidiano elaboramos o registro de todo o trabalho executado pelo projeto: entrevistas, material fotográfico e audiovisual, que resultara num livro DVD e o retorno deste material para as comunidades contempladas.